sábado, 20 de novembro de 2010

Reciclando o lixo doméstico: Como Fazer uma composteira

Como funciona uma usina hidrelétrica?

Racionamento de Energia - iPED

Reciclando a energia

Reciclando a energia,em outras palavras dizendo poupando energia,é uma forma de economizar a energia e poupar para que no futuro ela não seja tão explorada,uma das formas de poupar tanto no seu bolso como pro planeta,é usando as fontes limpas por exemplo a solar.


Aproveitando a energia


Uma das formas mais simples é a solar,mas tem varias outras.

Pesquisadores da Universidade de Stanford criam novo processo de conversão de energia que pode melhorar em 50% a eficiências das células solares.
A técnica combina simultaneamente a luz e o calor para gerar eletricidade e utiliza menos materiais para a fabricação de componentes do que os métodos convencionais.
O processo, chamado de “photon enhanced thermionic emission”, ou PETE, pode tornar a energia solar tão competitiva quanto o óleo. Seu grande diferencial é que, diferentemente da tecnologia fotovoltaica dos painéis solares, que se torna menos eficiente com o aumento da temperatura, ele melhora conforme esquenta.
A maioria das células fotovoltaicas usa o silício como semicondutor para converter energia dos fótons de luz em eletricidade. No entanto, essas células somente usam uma porção do espectro de luz, sendo que o restante escapa na forma de calor. O desperdício chega a ser de 50%.
Foi justamente pensando numa forma de aproveitar esta energia que uma equipe liderada pelo engenheiro Nick Melosh desenvolveu o PETE. O grupo descobriu que cobrindo um pedaço de material semicondutor com uma fina camada de Césio o tornava apto para gerar eletricidade tanto da luz como do calor.Enquanto a maioria das células de silício fica inerte com temperaturas acima de 100º C, este novo processo físico da PETE atinge seu pico de eficiência a 200º C.
Os raios chegam ao PETE primeiro, onde o calor e a luz serão aproveitados; se depois disso ele for encaminhado para um ciclo térmico, a eficiência pode chegar a 55% ou 60% – quase o triplo dos sistemas atuais.

Consumo de energia

Consumo de energia em nosso país só vai aumentando cada dia mais,não só em nosso país,mas em todo o planeta.










Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados.
Energias renováveis – a exploração intensiva de recursos energéticos limitados, tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contrário daquelas, não se esgotam e não fazem muita poluição. Entre estas formas de energia encontram-se: a solar, a eólica, a das marés, a geotérmica e a hidroeléctrica.
Mas, há outras fontes de energia* que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.
Fontes de energia – conjunto de matérias-primas ou de fenómenos naturais utilizados para a produção de energia (carvão, urano, rios, mares, vento, hidrocarbonetos, etc).
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renováveis.

Fontes sujas

Fontes de energia suja,são aquelas que podem até sair da natureza,mas causando desmatamento ambiental,exemplo o carvão

A exploração e a queima desse recurso não-renovável reduzem a biodiversidade, degradam os ecossistemas e comprometem os recursos hídricos, destruindo também o potencial turístico de áreas inteiras, esses são os motivos pelos quais a energia térmica que é gerada a partir do carvão mineral não é bem vista e acaba por ser classificada como “energia suja”.

Fontes limpas

As fontes de energia limpas são aquelas que vem de fontes naturais
tais como a solar, termoelétrica,éolica,solar etc..
mas precisamente falando energia limpa são aquelas que vem da natureza,e se renova. 

Energia renovavel e não renovável

energia renovável é aquela energia que vem de fontes naturais,e a não renovável é aquela que vai acabando e não se renova,como o próprio nome fala.
Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. O carvão, um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear, da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica efêmera, mas porquê é uma ameaça ao meio ambiente.

Meio Ambiente e Energia

"Meio ambiente e energia"
Se torna até uma palavra difícil de se relacionar,mas de comuns ela tem uma coisa,precisamos quanto de uma quanto também precisamos da outra,mas o meio ambiente está acabando,por causa do desmatamento,entre outras.






Todos os processos da cadeia energética (produção, transformação, transporte, distribuição, armazenagem e uso final) envolvem uma série de perdas que reduzem a quantidade de energia efetivamente útil à sociedade a apenas a uma fração do total de energia captada da natureza. Por contingência das próprias leis físicas, um certo nível de perdas é inevitável ao longo da cadeia de transformações energéticas, haja vista o segundo princípio da termodinâmica.

Utilização da Energia


A energia é muito utilizada em todo planeta,para iluminar praças,calçadas,ruas,casas,lojas,etc..
E também muito usado para os eletrodomésticos. 

utilização racional de energia elétrica é cada vez mais importante nos dias atuais, como ficou demonstrado durante o racionamento de energia de 2001. Além do problema da falta, o uso racional da energia elétrica colabora para o desenvolvimento sustentável, visto ser a geração de energia elétrica um dos fatores mais impactantes ao meio ambiente. A proposta desse projeto de pesquisa é realizar um diagnóstico de como é utilizada a energia elétrica no Campus de São Pauloda Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para alcançar tal objetivo, propõe-se uma metodologia de análise de todos os usos finais da energia elétrica na unidade do projeto: iluminação, aquecimento, força motriz, refrigeração etc, serão itens avaliados no projeto de pesquisa. Também será analisada a qualidade da energia elétrica na unidade do projeto, avaliando as possíveis distorções harmônicas e excessos de reativos existentes, e verificando se o atual enquadramento tarifário é adequado as características da unidade do projeto. Como resultado final teremos um plano de ações, inclusive com uma análise econômica, de medidas que podem vir a ser tomadas para aperfeiçoar a gestão de energia elétrica no Campus de São Paulo.

História da Energia





O homem adaptou ao longo de sua existência o seu estilo de vida ao ciclo solar. Nas regiões mais frias, para tornar possível a vida durante a descontinuidade da radiação solar, eram necessárias as migrações para regiões mais quentes.
- Certamente, a descoberta mais importante na história da humanidade foi a do fogo, através da queima da madeira. O fogo fornece luz para a escuridão e calor ao frio, além de proteger dos animais predadores, possibilitou o cozimento dos alimentos.
- No curso da evolução, o homem continuou a desenvolver técnicas de combustão, aprendendo a fundir metais e, assim, produzindo cada vez mais ferramentas sofisticadas. A madeira cont inuou ainda a ser uma matéria prima bastante utilizada. O maior desflorestamento aconteceu nos séculos entre o primeiro e segundo milênio e produziu um permanente dano ecológico em várias partes da terra.
- Até o século dezoito apenas as formas de energia mecânica usavam vento e água. Com a invenção dos motores e vapor tornou-se possível a obtenção de energia a partir da queima da madeira. Era a época da Revolução Industrial.
- A necessidade crescente de maiores quantidades de combustível conduziu o homem a utilizar energias não renováveis da terra, como carvão e petróleo, que tinham sido estocadas por milhões de anos no subsolo e que durante muito tempo, foram consideradas inesgotáveis.
- A melhoria progressiva das técnicas de combustão possibilitou a produção de quantidades cada vez maior de energia, o que também viabilizou a construção de imóveis termicamente confortáveis, sem depender exclusivamente do ciclo solar. Entretanto, o aumento excessivo do núm ero de habitantes e a combustão de fontes não renováveis geraram o problema da poluição ambiental.
- A queima de madeira ou biomassas causou uma redução da poluição ambiental, que consiste basicamente de CO2, o que pode ser facilmente neutralizado pelo reflorestamento. A madeira foi substituída também como material de construção por concreto, aço, alumínio e plástico, entre outros.

Energia Éolica

Energia éolica é uma energia que vem do vento,energia limpa.



A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

Energia Solar

Energia Solar é uma energia produzida pelo sol,como o próprio nome mesmo fala.







O uso do Sol para produção de energia está cada vez mais presente nas discussões ambientais que tratam da utilização de fontes renováveis e não-poluentes como matrizes energéticas. Porém, o alto custo de fabricação e instalação ainda impede que a energia solar seja amplamente usada no planeta. Mesmo assim, nos últimos anos ela vem apresentando um crescimento significativo - na última década, sua produção aumentou em 40%. “Isso vem acontecendo graças a programas de incentivo em países como Alemanha, Japão e Espanha para ampliar a geração de eletricidade com fontes renováveis.

Energia Termoelétrica

As Usinas Termo-Elétricas mais conhecidas como Usinas Térmicas são as preferidas no mundo todo, pela sua versatilidade. São de construção simples e rápida, podem ser instaladas junto aos centros de consumo e dispensam Linhas de Transmissão de longo percurso.




Nos países de primeiro mundo, cerca de 70% da energia elétrica é produzida em usinas desse tipo.

Energia Hidrelétrica

Energia Hidrelétrica é aquela energia vindo dos rios,represas etc..
uma fonte renovável,e é um tipo de energia limpa.

A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio e os desníveis naturais (queda da água) ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo.Essa energia é uma das mais usada no nosso país Brasil,e também uma das mais recomendadas.

Energia Nuclear


Energia nuclear é uma energia que contém muito tóxico,e sua explosão pode afetar o solo,podendo afetar o planeta,mas também tem suas parte boa,por que ela produz energia muito maior do que as outras

Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa, segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons .
Energias renováveis



Melhor dizendo,energia que se renova,diferentes das outras energias,essa não "acaba",por ser renovável,ela não precisará de outros recursos para se manter,e além do mais essa é a maneira mais correta de usar a energia.


Alguns países do extremo norte já adquiriu esse processo de energia,usando-a em postes de luz,fazendo assim economizarem e fortalecendo a economia do país,com fontes de energias limpas,e renováveis.




Como funciona:
Um conjunto de postes é alimentado por uma usina solar localizada próxima da área a ser iluminada. Neste caso, os painéis, banco de baterias, controladores de carga e inversores formam uma unidade de geração e armazenamento e os postes são alimentados por cabos a partir desta usina. Ideal para locais sem rede de energia elétrica pública. Neste caso a manutenção torna-se mais fácil e oferece mais flexibilidade aos projetos luminotécnicos e arquitetônicos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Assuntos à serem discutidos..

- Tipos de fontes de energia.
- Relação da Natureza com as fontes de energia.
- Maneiras sustentáveis e ecológicas de energia.
- Reação da natureza com o uso indevido das fontes de energia...

Entre outros assuntos relacionados à energia.

BEM VINDOS...

Os alunos: Ana Flávia, Franciele e José Felipe têm o prazer de apresentarem à vocês o blog informativo deles. Aqui eles falaram de maneira ampla das consequencias do mal uso das fontes de energia, as possibilidades de utilizar fontes renováveis e as consequencias que já estão acontecendo com o mundo por causa da energia.
Voltem sempre!
Gratos! :)